Investimento de Renda Fixa: o que é e como fazer?

O mercado de investimentos está sempre bastante movimentado. Independente da situação econômica do país, os investidores estão sempre em busca de bons negócios. Há quem aposte caro em algum título ou ação, outros são mais cautelosos e optam por investimentos mais singelos e seguros.

A Renda Fixa é a mais escolhida entre os investidores iniciantes, mas ainda é uma campo que no qual eles têm muitas dúvidas. Vamos tratar aqui de algumas questões e talvez encorajar você a iniciar seus investimentos. Vamos lá?

O que são os Investimentos de Renda Fixa?

Como no nome já sugere, o investidor tem alguma certeza de quanto e quando receberá seus rendimentos.Ele se baseia sempre em algum índice, normalmente a taxa Selic e a inflação. Conhecendo esses índices, fica fácil prever qual o rendimento que aquela aplicação trará.

Para aplicações que estão atrelados à Selic, por exemplo, seguem sua taxa de rendimento (hoje em 6%), basta fazer os cálculos e será fácil prever o rendimento.

Por que começar por Renda Fixa?

Se você é um investidor iniciante, é bom que comece por esse tipo de ativo. Ele é mais seguro, e você tem garantia de que vai receber de volta tudo o que investiu mais o rendimento.

Aplicações na Bolsa de Valores, por exemplo, são mais complexas e requer uma série de conhecimentos específicos do mercado financeiro. Se você ousar em aplicações arriscados pode acabar perdendo todo o seu dinheiro em poucas horas.

Os investimentos mais seguros e mais indicados para iniciantes são CDB e Tesouro Direto. Ambos são uma espécie de empréstimo e têm retorno garantido.

O que é o CDB?

Certificado de Depósito Bancário é um título de Renda Fixa muito comum entre os brasileiros. Ele funciona como uma espécie de captação de fundos pelo banco, que usa o valor para seus investimentos e projetos, devolvendo-o com algum rendimento tempos depois.

É um investimento tão seguro quanto a poupança, mas a vantagem é que ele tem rendimento superior.

Para investir em CDB basta procurar o gerente de seu banco e procurar pela melhor aplicação para você.

Podem ser feitas simulações online, para se ter uma ideia de qual investimento é mais atraente. No site do banco tem cada tipo de investimento, as particularidades de cada um e a calculadora virtual.

Como investir no Tesouro Direto?

Para investir no Tesouro é mais rápido, porque é feito online. Basta acessar o site do Tesouro Direto e fazer as simulações. Nele você encontra todas as opções, os títulos disponíveis e uma explicação de como aplicar.

É um investimento seguro e também rende mais que a poupança, por isso tem atraído muitos investidores. Outro aspecto interessante aos menores é que os investimentos podem ser feitos a partir de 30 reais, e o investidor pode escolher entre fazer ou não aportes mensais.

Outras duas opções São LCA e LCI, dois investimentos seguros de renda fixa que vêm se tornando cada vez mais populares. Seguem a mesma linha dos outros dois já citados, e funcionam como empréstimo para que os bancos e financeiras apliquem em projetos.

Leia aqui sobre eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *