Faça seu dinheiro render mais; veja como!

Por que um colega que ganha o mesmo que eu vive melhor? A questão não está no quanto você ganha, mas em como você se relaciona com o seu salário. Por isso que algumas pessoas podem ganhar o mesmo salário e ter condições de vida tão diferentes.

Uma boa organização financeira fará com que seu dinheiro renda mais, e você tenha mais qualidade de vida. Existem três maneiras bastante eficientes de fazer isso, entenda:

1. Controle o seu orçamento

Tem quem diga que nós adaptamos nossa vida e nosso consumo ao quanto nós ganhamos. Sempre que nossa renda aumenta, procuramos algo a mais para gastar. Isso pode ser a realidade da maioria das pessoas, mas está um pouco equivocado.

O ideal é que gastemos o mínimo com coisas supérfluas ou desnecessárias. Por exemplo, será que é mesmo necessário ter assinatura de TV, telefone, aplicativos de músicas e filmes? Pode parecer bobagem, mas quando somamos essas contas no final do mês, o valor chega a assustar.

Coloque na ponta do lápis tudo o que você ganha e todos os seus gastos mensais. Comece a riscar tudo o que não for necessário e que pode sair do orçamento, pelo menos naquele mês.

Veja quanto você gasta com transporte, com lanches, com saídas… Estipule um valor mensal a ser gasto com isso e não extrapole.

Priorize guardar o dinheiro. Sempre que você ficar em dúvida se deve ou não comprar algo, opte por guardar. Se a necessidade surgir, você terá como comprar. Se não surgir, você terá o dinheiro guardado. É melhor do que comprar algo que não vai usar.

2.  Entenda o valor do seu dinheiro com o tempo

O dinheiro que você tem hoje pode valer menos amanhã. A moeda se desvaloriza com o tempo, e pode variar de acordo com a situação econômica do país em determinada época. Para entender isso, pense: quanto foi seu primeiro salário? Você pode comprar hoje tudo o que comprou com ele naquela época?

Com o passar dos anos, o salário aumenta e os preços dos produtos também. Quanto mais dinheiro guardado você tiver, maior será seu poder de compra.

Portanto, mantenha sempre uma economia, para que no futuro você possa fazer grandes aquisições.

3. Invista seu dinheiro

A melhor maneira de fazer seu dinheiro render é fazendo investimentos. Existem inúmeros tipos, mas para os iniciantes o ideal é os mais seguros e de renda fixa. Veja alguns exemplos:

CDB: São uma espécie de empréstimo que o cliente faz ao banco, e ele devolve depois com rendimentos.

Tesouro Direto: É também como um empréstimo, só que ao Governo Federal. O cliente compra um título e faz aportes mensais, no vencimento, o cliente saca o dinheiro corrigido e com rendimentos.

Poupança: É o mais seguro dos investimentos, porém o rendimento é baixo.

Previdência Privada: É um investimento em seu futuro. Você pode contribuir por alguns anos e escolher como receber no futuro. Pode sacar de uma só vez ou receber em parcelas mensais durante determinado período de tempo.

Em suma, gaste menos com bobagens, poupe dinheiro e invista sempre que puder. São dicas práticas e que trazem resultados reais no futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *