Cartão Cidadão da Caixa: quais seus benefícios?

O Cartão Cidadão é a maneira mais simples de se ter acesso aos mais diversos serviços oferecidos pela Caixa Econômica e pelo Governo Federal. Através dele é possível sacar FGTS provisionado, abono salarial, PIS, Seguro-desemprego e etc.
Em caso de pessoas que têm conta na Caixa, o depósito de PIS é feito direto nela, dispensando assim a emissão do cartão cidadão. Mas ele pode ser usado por esses correntistas em saque de benefícios como o Bolsa Família.
As vantagens de se ter esse cartão são as mais diversas, dentre elas:

Saque em terminais espalhados por todo o território nacional.

Os caixas 24h espalhados pelo país fazem a liberação de benefícios através do cartão cidadão. Eles podem ser encontrados em supermercados, shoppings, aeroportos e etc. A facilidade de acesso é um dos benefícios, pois a pessoa não precisa se dirigir à sua agência para fazer o saque.

Consulta de saldo sem o cartão

Cartão do Cidadão é usado em caixa eletrônico para informações e saque do FGTS

É uma realidade para muitos outros cartões, como os de débito e crédito. Mas para o cartão cidadão essa possibilidade é mais recente. Em casos nos quais a pessoa ainda não recebeu ou não está de posse dele naquele momento, o saldo pode ser consultado
O FGTS, por exemplo, que é liberado através deste cartão, pode ser acessado através de um aplicativo ou do site. Basta informar o número do PIS ou do CPF e cadastrar uma senha. O demonstrativo aparece detalhadamente em tela, e o trabalhador sabe quanto tem e quando poderá sacar.
Os outros benefícios também podem ser consultados sem o cartão, apenas com os dados pessoais do trabalhador. Basta ligar na central de atendimento, ir a uma agência mais próxima ou acessar o site da Caixa.

Como solicitar o cartão cidadão?

Em primeiro lugar, só pode ter o cartão cidadão quem tem número de PIS, NIS ou NIT. Isso porque o cartão serve para que trabalhadores tenham acesso aos benefícios sociais. Uma vez que a pessoa ainda não entrou para o mercado de trabalho, ela não tem nenhum direito trabalhista ou benefícios a receber.

Se você é trabalhador e já possui algum desses cadastros, é necessário reunir uma documentação para que seu cartão seja confeccionado. Correntistas da Caixa quase não farão uso dele, mas é importante tê-lo também.

A documentação é a que é necessária para a grande maioria das transações: CPF, RG e Comprovante de residência. Este comprovante precisa estar em seu nome, ou ser apresentado o contrato de locação do imóvel. Caso more com algum parente, é preciso uma conta em nome dele e uma declaração dele de que você reside lá.

Esses documentos precisam ser apresentados na Caixa para que seja feita a solicitação do seu cartão. Caso você seja correntista, dê preferência a fazer isso na agência onde sua conta foi aberta. Caso não seja, opte pela agência mais próxima de sua residência. Também é possível solicitar o cartão pelo 0800-726-0207

Vale salientar que pessoas que têm o cartão da bolsa Família também podem receber alguns benefícios através dele. Basta ligar na central e se informar quais deles podem ser liberados sem a necessidade de fazer mais um cartão.

Outras informações você encontra no site da Caixa Econômica Federal, clicando no nome “Caixa”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *