As desvantagens da Capitalização

Tem coisas que os bancos não contam! Vender produtos e serviços para bater as metas é a obrigação de muitos funcionários das agências no país. Para conseguir isso, eles não falam do lado ruim, ou desvantagens, de algumas aquisições.

Na contramão dessa corrente, trouxemos algumas informações sobre o lado negativo de se fazer uma capitalização. Antes de qualquer coisa, entenda do que se trata basicamente esse investimento:

O que é o título de capitalização?

Basicamente, na capitalização você compra um título e recebe um ou mais números. São feitos sorteios mensais de valores e, caso seu número seja sorteado, você pode levar um valor muito maior do que o que investiu.

A compra não é feita com um só pagamento. São cobrados pagamentos mensais durante determinado período de tempo. Existem planos de 2 a 5 anos, e dentro de cada plano existe um acordo sobre a devolução do valor investido caso a pessoa não seja contemplada em nenhum sorteio.

Além de contar com a sorte de poder ganhar uma bolada, muita gente acaba investindo na capitalização porque tem dificuldade de poupar dinheiro. Como nesse caso o cliente fica com uma ‘obrigação’ de pagar mensalmente um valor, ele faz uma espécie de economia forçada, já que existe a possibilidade de receber o dinheiro de volta.

Parece um bom negócio, certo? Mas vamos falar sobre os pontos negativos agora:

1. Rendimento baixo

Mesmo que a taxa de juros esteja baixa, e a Selic esteja ali pela cada dos 6%, o rendimento da poupança ainda é maior do que o do título de capitalização. Depositando mensalmente e sem fazer retiradas, o rendimento dela é incomparavelmente maior. Basta ter um pouco de disciplina e se obrigar a poupar.

2. Baixa liquidez

Mais uma vez em comparação com a poupança, a capitalização sai em desvantagem. A liquidez da poupança é diária, diferente do título. Ou seja, se você quiser sacar o dinheiro da sua poupança amanhã, você pode. Já no título de capitalização é necessário aguardar o prazo acordado, que nunca é menor que dois anos.

3. Cancelamento pelo banco

Quando você faz a capitalização, você faz uma promessa ao banco de que vai pagar mensalmente por ele. Quando você atrasa algumas parcelas, ou simplesmente deixa de pagar, o banco pode tranquilamente cancelar seu título.

Isso é ruim? Com toda a certeza! Você quebrou um contrato com uma instituição financeira, o que já vai dificultar na questão da confiança. Fora isso, você recupera parte do que investiu, mas não participa mais dos sorteios nem conta com qualquer rendimento extra.

4. Ainda que pague, pode nunca ser sorteado

A chance de ser sorteado numa capitalização é muito baixa. isso porque são muitos números para poucos sorteios. Portanto, você pode investir por anos, render pouco e nunca ser sorteado. Será que vale mesmo à pena?

Essas são as 4 principais desvantagens do título de capitalização. Ele continua sendo um investimento sério e ofertado pelos bancos, mas é necessário conhecer o produto.

Antes de fechar esse negócio, é importante levar em conta as informações deste artigo. E a dica é, opte pela poupança. Ela rende mais e tem liquidez diária. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *